Viva Magenta, como trazer a cor vibrante do ano para dentro de casa

A Pantone escolheu a cor do ano. E desta vez, a escolhida está cheia de otimismo: Viva Magenta. Atreves-te a usá-la em casa?
04 jan 2023 min de leitura

Cor do Ano, segundo Pantone, é a Viva Magenta, também conhecida como Pantone 18-1750. Não é uma tonalidade que passe despercebida, muito pelo contrário. Descendente da família dos vermelhos, "é inspirada pelo vermelho cochonilha (ácido carmínico), um dos corantes mais preciosos da família dos corantes naturais, bem como um dos mais fortes e brilhantes que o mundo já conheceu", disse Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Instituto Pantone Color.
 

Durante a ansiosamente esperada apresentação, a Viva Magenta foi - sem surpresas - inundada de elogios. "Viva Magenta é ousada e destemida, uma cor pulsante cuja exuberância promove uma celebração alegre e otimista, escrevendo uma nova narrativa" ou "A cor do ano para 2023 é poderosa e fortalecedora, um vermelho vivo que se deleita em pura alegria, encorajando a experimentação e a auto-expressão desenfreada", são apenas dois dos elogios que recebeu.

Este antídoto para a tristeza está destinado a tornar-se a estrela do ano que acaba de começar. De facto, nos últimos meses, já mostrou sinais do seu desejo de vir para a vanguarda, estrelando alguns dos mais célebres vestidos de convidados. Kate MiddletonSarah Jessica Parker e Paula Echevarría são apenas três das celebridades que já a usaram com sucesso. Mas como trazê-lo para o mundo da decoração?
Uma possibilidade é estofar a tua poltrona favorita nesta cor e dar-lhe uma nova vida. Pode ser uma opção muito atraente, especialmente se decorares o resto da sala em tons claros: marfim ou cru. Também fica bonito em objetos de vidro ou qualquer outra coisa com uma superfície refletora.

Outra forma de introduzir o Viva Magenta no espaço doméstico é pintando uma parede no hall de entrada, um corredor ou mesmo a sala de jantar. A casa de banho é outro local onde esta sombra eletrizante pode funcionar. Se a tua casa de banho for pequena, opta por pintar apenas uma parede. E se fores mais um entusiasta, podes experimentar um aspeto total na sala de estar que inclui não só as paredes, mas também o sofá, o tapete e o mobiliário. 
 

É claro que o entusiasmo dos projetos Pantone por esta cor é contagiante. "Viva Magenta dá as boas-vindas a qualquer pessoa e a todos com o mesmo entusiasmo pela vida e espírito rebelde. É uma cor ousada, cheia de sagacidade e inclusiva de tudo", dizem. "Enraizado no primordial, reconecta-nos com a matéria original, invocando as forças da natureza". É uma cor que galvaniza o nosso espírito, ajudando-nos a construir a nossa força interior", acrescentam. Na arquitetura, a Viva Magenta tem sido utilizada em edifícios como a Universidade de Nottingham, por Make Architects, e a sede Mapfre em Madrid, por Beriot, Bernardini Arquitectos.
 

Este ano, a Pantone fez um esforço para trazer cor para o metaverso, ou melhor, para o Magentaverso. Com a ajuda da ferramenta de arte AI Midjourney e do parceiro criativo Huge, a marca criou um mundo digital que explora alguns dos principais temas e ideias de cor, ao mesmo tempo que examina a sua ligação com os reinos natural e puramente digital.

Esta experiência foi trazida à vida na exposição Artechouse de Pantone, aberta ao público durante a Art Basel Miami Beach: "Trata-se realmente da ideia de escrever uma nova narrativa com uma cor", partilha Eiseman. "Há algum tempo que não fazemos vermelho por razões óbvias, mas agora sentimos que estamos realmente prontos para excitar a imaginação".

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.